Atualmente, com a corrida rotina diária, é normal não ter tempo para ir à academia e levar um estilo de vida mais saudável. Entretanto, existem exercícios para fazer em casa que auxiliam a manter a boa forma e ainda contribuem com a saúde física e mental, já que a prática regular ajuda a perder peso.

Por esse motivo, produzimos este post com quatro tipos de atividades que podem ser praticadas sem sair de casa. É importante ressaltar que, além de manter a forma física e de melhorar a saúde do corpo e da mente, pequenos esforços diários. Curioso? Continue com a leitura!

1. Afundo

Caracterizado por ser um exercício que ajuda a queimar gordura e a tonificar os músculos do corpo, o afundo é uma atividade rapidamente feita. Em geral, recomenda-se iniciar com 3 séries de 10 a 15 repetições por perna (aumente a intensidade com o tempo).

Para isso, fique de pé e mantenha a coluna e as pernas eretas e firmes. Depois, estique uma das pernas para trás e dobre esse mesmo joelho até que ele quase toque o chão (cerca de 7 cm de distância). Enquanto isso, a outra perna deve abaixar em um ângulo de 90º, de forma que o joelho e o pé dianteiro fiquem alinhados.

Lembre-se sempre de manter a coluna reta e firme. Os braços também podem ser dobrados para facilitar a atividade. Você pode intensificar o exercício por meio da utilização dos halteres, popularmente conhecidos com pesinhos de academia.

2. Pular corda

Considerado um exercício aeróbico, pular corda é uma ótima opção para que você perca calorias e fortaleça os ossos, os braços e especialmente os membros inferiores (panturrilha e coxa).

Para praticar, é indicado utilizar roupas confortáveis e um tênis de amortecimento para evitar lesões nas articulações causadas pelo impacto dos pulos. Inicie fazendo dez minutos ao dia do exercício e, com a melhoria da coordenação e do ritmo.

É importante iniciar os pulos com os dois pés, com as pernas estendidas e com o corpo reto. Na hora de aterrissar, utilize as partes da frente dos pés e dobre levemente os joelhos.

3. Prancha

Capaz de trabalhar grande parte dos músculos do corpo, em especial a parte de cima das costas e a região abdominal, a prancha é uma atividade que aumenta o ritmo metabólico e tonifica, mais facilmente, a pele e os músculos.

Para iniciar o procedimento, faça 3 séries de 30 segundos, descansando por 1 minuto e 30 segundos entre cada uma. Deite com a barriga para baixo sobre colchonete ou tapete de ioga e deixe os antebraços apoiados de um jeito que o ombro fique logo acima dos cotovelos. Permaneça nessa posição e depois descanse.

Uma boa dica para aumentar ainda mais a resistência é fazer esse mesmo procedimento com apenas um dos braços. Depois, realize o processo com o outro braço.

4. Agachamento

Ideal para trabalhar as pernas, os glúteos e os músculos do interior do corpo, o agachamento ainda melhora a resistência.  No início, faça 3 séries com 10 repetições e descanse por 1 minuto entre cada uma. Depois, aumente para 20 repetições e descanse por 2 minutos.

Na prática, basta dobrar as pernas até que os joelhos fiquem flexionados e as coxas horizontalmente retas. Mantenha os braços para a frente e continue fazendo as repetições.

Agora que você já conhece alguns dos principais tipos de exercícios para fazer em casa, aproveite as informações. Não se esqueça de que as atividades também melhoram o seu desempenho físico e aumentam o seu bem-estar e a sua autoestima no dia a dia.

Se você gostou deste artigo e quer receber mais conteúdos como este sobre exercícios para fazer em casa, curta a nossa página no Facebook e siga o nosso perfil no Instagram. Até mais!

Escreva um comentário

Share This