É muito comum que surjam algumas dúvidas sobre qual é traje adequado para cada situação. Essa preocupação pode ser ainda maior quando se tratam de questões relacionadas ao emprego.

Uma reunião de trabalho vai muito além de um simples protocolo. Nesse tipo de situação, você será notado por outras pessoas, incluindo seus superiores, e é uma excelente oportunidade de melhorar sua imagem profissional e crescer na empresa.

Portanto, a roupa para reunião de trabalho é uma forma de apresentar seriedade e comprometimento com o emprego.

Por isso, escolher a roupa para reunião de trabalho não é tão simples. Utilizar um traje casual pode demonstrar displicência, e se vestir de forma muito séria, destoando do restante, acaba sendo constrangedor.

Confira, a seguir, algumas dicas para escolher e acertar em cheio na sua roupa para reunião de trabalho!

Roupas em bom estado

Independentemente de qual seja a ocasião da reunião, garanta que suas roupas estejam em bom estado. Escolha peças mais novas e que não apresentem manchas ou marcas de uso.

Verifique, com antecedência, se estão bem passadas e alinhadas para usá-las no grande dia.

roupa para reunião de trabalho
Escolha seu visual baseado na importância da reunião. Foto: Rawpixel

Nível de formalidade

Um dos fatores determinantes da sua escolha de roupas é o nível de formalidade do local onde você trabalha. Há órgãos ou empresas que são mais tradicionalistas que outras, portanto, é necessário que você tenha bom senso para perceber isso.

Também é muito importante reparar no clima da reunião. Para tratar de assuntos tensos, pode não soar bem utilizar camisas com estampas e cores alegres. Nesse caso, mantenha-se fiel ao simples.

Uma dica é sempre tomar como base a forma como seus supervisores se vestem nesse tipo de ocasião. Se, em reuniões, eles utilizam trajes mais informais, provavelmente não haverá problema em utilizar algo parecido.

Dicas de roupas para reunião de trabalho

A seguir, separamos alguns exemplos de trajes que você pode utilizar em sua reunião.

Formal

Se a ocasião pedir algo mais formal, aposte em uma camisa social sem estampas em cores mais neutras. Peças em modelagem slim podem dar um toque especial, mostrando autenticidade e estilo.

Para a calça, invista em um modelo básico e sóbrio, em cores como preto, azul ou cinza. Prenda a camisa por dentro com um cinto e lembre-se combiná-lo com a cor do sapato. Do contrário, o visual ficará destoando.

De preferência, utilize uma meia fina e que não cause contraste com o sapato. É importante prestar atenção a esse detalhe, pois, ao sentar-se, é comum que a barra da calça suba alguns centímetros e deixe a região da canela aparecendo.

roupa para reunião de trabalho

Informal

Mesmo que seu trabalho permita um maior nível de informalidade, na reunião, procure utilizar roupas melhores que as utilizadas no dia a dia. Apesar do dress code mais flexível, essa continua sendo uma ocasião especial.

A camisa não precisa ser um modelo tão simples, e você pode apostar em algumas estampas básicas, como xadrez, poá e listras. Também não é necessário prendê-la dentro da calça.

Na parte de baixo do look, é possível utilizar outras calças além da social, como jeans ou de alfaiataria. Escolha um modelo que não tenha muito detalhes como estonados ou rasgos. Prefira algo mais simples e direto.

Escolha calçados mais despojados, como sapatênis ou sapatos de camurça. São moldes mais tradicionais, mas que transmitem um pouco mais de informalidade.

roupa para reunião de trabalho

Com algumas dicas simples, é possível escolher uma boa roupa para reunião de trabalho e se arrumado para a ocasião. Lembre-se: você será notado, portanto, é importante estar preparado.

Para receber novas dicas sobre estilo de vida masculino semanalmente, assine nossa newsletter!

Escreva um comentário

Share This